Origens e História da Marchetaria



         Marchetaria é a arte de decorar, encaixando lâminas ou pedaços de madeira das mais variadas cores, entre outros materiais, decorando de forma artística os exteriores de peças,  para coletivamente formar um quadro ou projeto.
A prática da Marchetaria data de aproximadamente 3000 anos atrás, desde a época dos Egípcios.Caixas de alto requinte, painéis e mobílias decorativas enriqueceram os projetos nos palácios e templos da época. Confeccionados em madeiras coloridos, muitas dessas peças foram deixados nas pirâmides.
Por simples definição, a arte da marchetaria consiste em envolver uma determinada área com pequenos pedaços de madeira coloridas de diferentes tipos que após cortadas, são devidamente embutidas ou coladas lado a lado, posteriormente recebendo um acabamento.
O termo marchetaria refere-se cortar, encaixar e colar, especialmente pedaços ou lâminas de madeiras sobre uma superfície sólida, para então, montar um projeto decorativo de acordo com as tendências próprias do artesão.
Depois da queda do Império Romano, poucas oficinas sobreviveram em Itália. Nos séculos 14 e 15 foram criadas algumas escolas de marchetaria na cidade de Florença, cujo exterior das peças eram moldados com o formão.
A partir dos séculos 17 e 18, iniciou-se por toda a Europa a preocupação dos artesões em melhorar seus métodos para a fabricação e desenvolvimento de peças dessa refinada arte. Nessa época, deu-se início aos projetos mais delicados, complexos e sobretudo técnicos, iniciando assim, um verdadeiro renascimento da marchetaria.
Com o passar dos anos, a prática da marchetaria como hobby tem crescido no mundo de forma surpreendente.
Nestas últimas quatro décadas, especificamente nos países da Inglaterra, Holanda, Espanha, Itália, Alemanha e algumas regiões da antiga União Soviética, tem-se havido um empenho muito grande em aumentar a popularidade da marchetaria, onde criou-se sociedades de profissionais em marchetaria a fim de difundir essa arte para o resto do mundo.
Recentemente essa arte foi introduzida também nos Estados Unidos, Canadá e Austrália, onde, a exemplo dos países europeus, estes também formaram as suas sociedades.




Nossas atividades iniciaram-se em 1997. De lá para cá, além de aumentarmos nossa linha de produtos, que hoje ultrapassa a marca dos 100 modelos,  melhoramos nossos processos internos e nosso atendimento. Tudo para servi-lo melhor.
Atualmente, a JC Mosaico  tem atuação em todo o Brasil atendendo os nossos principais  Luthiers
Temos uma variedade de  modelos coloridos, para violão clássico, cavaquinho, bandolins, violas, Banjos.
As rosetas e filetes variam de espessura até 1,5mm. As rosetas não são um circulo completo, a diferença é destinada a ser colocada sob o braço. Aconselhamos sempre esperar  a roseta chegar,para depois abrir o tampo.
Lista de Produtos:
Rosetas para violão
Rosetas par cavaquinho e Bandolins
Filetes marchetados para instrumentos
Filetes marchetados para móveis e gaiolas artesanais.
Tarraxas.
Traste.
Rastilhos e Pestanas.
Escalas de ébano.
Tampos .

rosetas

Seguidores